Qual o papel de comprador na indústria 4.0?

 

O comprador dos dias atuais tem sido cada vez mais valorizado, isso porque ele tem tido um papel cada vez mais relevante nas empresas, de acordo com pesquisas realizadas em 2018 pela consultoria global de recrutamento Michael Page.

 

 

A demanda por estes profissionais é devido à evolução na área de compras, em especial nas indústrias. Nesta era globalizada e tecnológica, a chamada Indústria 4.0 é a que mais tem contratado o comprador, desta forma, este precisa estar atualizado com as últimas tendências no setor.

 

 

Vejamos mais sobre esse segmento e porque este profissional está sendo tão importante na área industrial.

 

 

 

 

 

O que é a indústria 4.0?

 

 

A Indústria 4.0 é como se fosse a 4ª Revolução Industrial. O segmento tem passado por grandes transformações, que tem gerado impacto em suas estruturas em diversos sentidos.

 

 

No sentido econômico, essas mudanças ocorrem no planejamento, na produção, nos transportes e até mesmo no consumo, devido às necessidades dos consumidores que tem se modificado através do tempo.

 

 

Assim, o mercado também passa por alterações. De uma forma mais simples de explicar, a 4ª Revolução Industrial tem integrado de forma permanente a Tecnologia em seus processos e gestão, tornando a internet um fator essencial em todos os setores da indústria, otimizando-a.

 

 

Algumas palavras são utilizadas com frequência na indústria 4.0, tais como:

 

 

• Softwares;
• Plataformas;
• E-Commerce;
• Cloud Computing;
• Mecanização;
• AI (sigla em inglês para Inteligência Artificial);
• Internet;
• Mídias Sociais;
• Marketing Digital;
• Entre outros.

 

 

Como você viu, a palavra “digital” aparece na maioria dos termos. Isto é o que tem feito a indústria ser mais ágil nos dias de hoje, com processos mais eficientes e rápidos.

 

 

 

 

 

Qual o papel do profissional de compras na indústria 4.0?

 

 

Depois de saber como funciona a Indústria 4.0, é importante conhecer os profissionais que atuam neste segmento, no caso, o comprador.

 

 

Nesta era tecnológica, há um novo cenário nas fábricas, a manufatura é agora avançada, criando produtos inovadores. Assim o comprador na indústria 4.0 precisa estar em dia com seus conhecimentos em tecnologia, a fim de aumentar o seu desempenho, reduzir custos e fazer com que o trabalho no chão de fábrica se torne otimizado.

 

 

Este profissional precisa atender às novas demandas por meio do domínio das ferramentas adequadas que melhoram o desempenho e potencializam a economia de custos. O comprador da indústria 4.0 precisa ter um conhecimento amplo de outras áreas relacionadas com o seu trabalho e como funcionam, assim, ele otimiza suas tarefas, diminuindo o tempo de execução das mesmas, dando mais visibilidade aos processos e tornando as informações mais seguras.

 

 

Para que o comprador profissional possa ter relevância em seu trabalho, ele deverá estar sempre em busca de conhecimentos tecnológicos e encontrar as melhores soluções baseadas neste sistema. Caso contrário, sua estratégia sofrerá, pois ele ainda estará preso às tarefas operacionais.

 

 

Que inovações o comprador na indústria 4.0 deve estar atento nos dias atuais?

 

 

Com a Indústria 4.0, há cada vez mais tecnologia envolvida nos processos, assim é importante o comprador utilizar estratégias de digitalização. Para isso, é necessário ter conhecimento de termos como big data, machine learning, computação em nuvem, analytics, entre outros, pois há uma nova maneira de fazer negócios e solucionar problemas.

 

 

É fato que hoje as soluções são baseadas na modernização e nas novas tecnologias. Assim, as indústrias precisam implementá-las e incluir seus colaboradores e clientes nesta nova realidade.

 

 

 

 

 

Então, o que achou do nosso artigo? Ajudou de alguma forma, se você for comprador, ou  conhece alguém que trabalha na área? Então compartilhe nosso conteúdo! Visite mais assuntos sobre esse tema em nosso blog.




Fazer Orçamento
Produto adicionado ao carrinho de orçamento!