Unboxing Branding: uma experiência memorável para a sua marca



A cena é comum: você acessa uma rede social e se depara com blogueiros e influencers divulgando os “recebidos do dia” abrindo diversas caixas. Pode parecer algo aleatório, mas há um nome para isso: unboxing branding.

O que começou como uma febre de vídeos de famosos divulgando experiências agora também é uma excelente ferramenta de marketing, que precisa ser entendida pelas empresas. Descubra como transformar a experiência do seu cliente a partir do unboxing branding.

Unboxing é um termo em inglês que significa desembalar novos produtos. Unboxing branding, portanto, pode ser entendido como experiência de embalagem de marca, que é a seleção de materiais de embalagem e envio com o objetivo de fidelizar clientes e gerar engajamento, como os famosos compartilhamentos das experiências.

Transformando a experiência de compra

Quando falamos de compras em lojas virtuais (e-commerce) estamos falando de uma experiência de compra completamente diferente da qual estávamos acostumados. Se por um lado há a comodidade de adquirir o produto no conforto da própria casa, por outro, não há contato com o ambiente e nem com o próprio produto.

Ou seja, na ausência desses pontos de contato que costumam “fisgar” o cliente, as lojas virtuais precisam ser criativas para que a experiência da compra online também seja de grande valor.

Assim, chegamos até a experiência de abrir a caixa. Veja bem, o cliente passa dias esperando por esse momento. O seu produto finalmente chegou e ele agora pode usufruir daquilo que foi adquirido. Mas só isso não basta: é preciso que ele se sinta estimulado a ponto de compartilhar a abertura da caixa. E mais importante ainda é que essa experiência seja tão inesquecível a ponto de ele se transformar em um cliente fiel da sua loja.

O unboxing branding está diretamente ligado com a nova forma com que as pessoas recomendam produtos e serviços. Se você vai a um restaurante e é mal atendido, provavelmente você vai desabafar nas redes sociais expondo a marca. E se você vai a outro restaurante e além do bom atendimento ainda se depara com uma refeição maravilhosa, você também irá compartilhar o quanto essa experiência foi boa.

O desafio das marcas é justamente se inserir na segunda opção. E no caso das lojas de e-commerce em si, a caixa há muito tempo deixou de ser uma simples “proteção” ao produto do cliente. Ela também carrega um forte potencial de engajamento. E quanto mais espontâneo for o unboxing dos clientes, maior será a visibilidade do seu negócio.

Personalização

Desta forma, alguns elementos devem ser considerados para aumentar a experiência unboxing. A caixa, por exemplo, não pode ser aquela padrão e sem graça. Que tal personalizá-la com as cores da marca? Melhor ainda se você disponibilizar brindes, os famosos “mimos”. Clientes gostam de se sentir exclusivos, portanto, algo escrito à mão também o fará se sentir especial.

Até mesmo elementos simples de um envio, como fita adesiva, papel de embalagem e nota fiscal podem ser personalizados. Use e abuse da criatividade. A sua marca precisa ser diferente e especial.

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