Tipos de adesivos em etiquetas e rótulos e suas implicações



Muitos consumidores estão tão acostumados com as etiquetas e rótulos de produtos consumidos que não param para pensar nas especificidades de cada embalagem. Há diversos tipos de adesivos em etiquetas e rótulos, sendo que cada um deles possui suas implicações. Esse material adesivo tem função determinada para cada tipo de embalagem que envolve o produto.

Existe uma imensa gama de materiais, aplicações e colas diferentes para vários usos de acordo com a finalidade. A escolha dependerá da função da embalagem, do tipo de produto envolvido e das condições de estocagem. Por isso, selecionamos informações mais importantes para aqueles que desejam entender melhor sobre etiquetas e rótulos adesivos e suas implicações, veja!

A diversidade de tipos de adesivos e rótulos

O material adesivo para embalagens varia muito, graças ao avanço das tecnologias de impressão e colagem, estão cada vez mais adaptáveis às exigências do produtor e do consumidor por meio da tecnologia envolvida. Podemos dividir esses materiais em três categorias: rótulos de papel, de material filme ou materiais especiais.

Dentre os papeis, os mais comuns são: couchê, offsett (fosco), transtérmico, térmico e laminado. Eles representam uma opção de baixo custo, bom acabamento e muito versátil, por isso são muito mais escolhidos. São comumente aplicados em mercadorias com pouca umidade, como no caso do papel couchê. Já o papel laminado é bastante visado por joalherias e em envelopes pela sua aparência.

O material filme é usado pela sua durabilidade e resistência, normalmente aparece em embalagens de produtos de limpeza, úmidos e congelados e etiquetagem em geral. Entre os tipos estão: BOPP (Polipropileno Biorientado), BOPP Térmico, Papel Sintético, Poliéster, Polietileno, Tyvek, Nylon Resinado, Poliimida (Kapton), Vinil (PVC) e Policarbonato.

Finalmente, os materiais especiais são Couchê Duplo Uso, Contracolado Couchê PP (Tag), Etiqueta para Pneus, Etiqueta Void (Etiqueta de segurança) e Etiquetas Destrutíveis. Atendem muito a etiquetas de segurança e diversos outros produtos mais específicos.

Qual a finalidade de cada um

A utilidade dos adesivos vai muito além de estética do produto, a sua finalidade é principalmente a identificação. Normalmente, todos os dados necessários da empresa e do produto constam nessa parte. Em razão disso, em uma embalagem de um item congelado, por exemplo, na qual o produto está molhado de forma quase constante, é ideal escolher um material resistente a essas condições. Isso porque o produto passará por vários processos de transporte e de estocagem antes de chegar às mãos do consumidor.

Há casos também em que o adesivo não é precisamente parte da embalagem, mas um detalhe do design, como é o caso de alguns brinquedos. Em nichos como o de cosméticos, o rótulo tem extrema relevância tanto para a aparência do produto quanto para deixar a "sua marca" para os clientes.

É muito importante escolher uma gráfica de qualidade e confiança para revestimentos dos seus produtos. Investir em uma boa embalagem pode, além de ajudar nas vendas e ações de marketing, garantir que o material chegue ao consumidor com a devida aparência e informações do produto devidamente expostas. Não deixe de pesquisar e saber qual o material que melhor se encaixa para o seu produto e tenha ainda mais destaque no mercado.

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