Tendências de embalagens para este ano



Se a propaganda é a alma do negócio, a embalagem é a alma do produto. Parte importante da identidade visual de um produto, ela também diz muito sobre a marca. É por esta razão que as embalagens devem ser cuidadosamente elaboradas. Não se trata apenas da estética, mas dos valores que a companhia deseja passar para seu público.

Em relação às tendências, pode-se dizer que elas são verdadeiros mistérios, uma vez que parte delas tem uma curta duração, enquanto outras se mantêm por anos. É inconstante. No setor de embalagens, as tendências visam oferecer uma melhor experiência para os clientes, buscando sempre a reinvenção no design e a captação de novos clientes.

Neste artigo, nós listamos 4 tendências no setor de embalagens para este ano. Acompanhe!

1. Visual clean

Já diziam por aí: “Simplicidade é tudo”. No universo das embalagens não é diferente. A escolha por uma embalagem com design mais limpo não só transmite elegância, como também pode destacar o seu produto da concorrência.

O fato é que, nos últimos anos, muitas marcas têm investido em embalagens repletas de elementos. Isso por sua vez, acabou se tornando um padrão. Para elevar o status do produto nos estabelecimentos, a dica é apostar em uma embalagem com visual mais clean e informativo.

2. Cores fortes

As cores têm um importante papel no setor de embalagens. Além de deixarem a estética de um produto mais atrativa, elas também remetem ao consumidor uma série de emoções que influenciam de forma direta na sua decisão de compra.

Este fator é muito comum principalmente em crianças. Para elas, quanto mais colorida e chamativa a embalagem, mais atrativa ela é. E isso não é válido apenas para os pequenos.

É por esta razão que o design de embalagens com cores chamativas será uma das principais tendências para 2019.

3. Embalagens compactas

A diversidade no tamanho das embalagens de produtos também é uma tendência para 2019. Foi-se o tempo onde existia um único tamanho para determinado item. Cada vez mais as embalagens compactas vêm conquistado seu lugar no mercado, atendendo a uma nova demanda de público: Pessoas solteiras e famílias menores.

O ponto mais interessante das embalagens compactas é o fácil consumo (evitando o estrago do produto) e seu transporte.

4. Embalagens sustentáveis

O consumidor está cada vez mais exigente. Hoje, o público tem cobrado de suas marcas não só a qualidade de seus produtos, como também um posicionamento mais sustentável.

A sustentabilidade vem sendo discutida há anos, e pouco a pouco ela vem adentrando o mercado de embalagens. Por se tratar de um material que na maioria das vezes é descartado, algumas empresas e fabricantes viram nas embalagens uma forma de fazer a diferença e captar novos públicos, desenvolvendo embalagens em materiais reutilizáveis e/ou biodegradáveis.

No Brasil, o número de embalagens ecológicas ainda é pequeno, mas a expectativa é que em 2019 haja um significativo crescimento.

Agora você já conhece as 4 principais tendências no setor de embalagens para 2019, então não deixe de conferir o nosso e-book sobre Tendências de Consumo e suas Tendências nas Embalagens de Alimentos!

E-book