Sustentabilidade: Por que cada vez mais é importante prestar atenção nesse tema?



Segundo relatório apresentado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, os desastres climáticos tornaram-se mais comuns. Entre 1990 e 2016 a incidência destes eventos mais do que dobrou no mundo. A conclusão partiu de uma análise da Base de Dados Internacional sobre Desastres. Não surpreende assim que se fale cada vez mais em sustentabilidade.

O que estes dados apontam são os impactos negativos da ação humana sobre a natureza. É por conta disso que assumir um compromisso com o meio ambiente é questão cada vez mais urgente. Inclusive as empresas atuantes em diferentes setores da economia já perceberam o quanto necessitam alinhar-se às ações sustentáveis.

Desse modo ética e respeito ambiental devem se tornar parte integrante do seu cotidiano. O objetivo principal é garantir que os recursos do planeta estejam disponíveis para as gerações futuras. É claro que adotar estas práticas também acarreta em alguns benefícios específicos para as empresas. Entenda, neste artigo, por que é importante prestar atenção nesse tema.

Por que toda empresa deve considerar a sustentabilidade: opinião dos clientes e outros benefícios

O primeiro fator a se considerar é a opinião do público. Cada vez mais os clientes exigem que as empresas com a qual fazem negócios demonstrem características sustentáveis. Há, portanto, uma questão de adequação ao mercado atual. Não obstante, também devemos considerar o papel social que a organização pode exercer. Afinal, dar o exemplo conscientiza a audiência com a qual ela lida.

É por isso que, não raro, as marcas elaboram iniciativas que façam diferentes stakeholders mudarem seus hábitos. Neste quesito a sustentabilidade poderá ser estimulada não apenas com relação ao público consumidor, mas também aos colaboradores. A prática acaba assim convertendo-se em diferencial competitivo. É interessante notar ainda que por combater desperdícios e outras ações nocivas, ela reflete no lucro do negócio.

Por um lado, gastamos menos energia, como a elétrica, e buscamos por formas de reutilizar a água. Naturalmente acabamos reduzindo o peso de alguns gastos fixos. Por outro lado, também ganhamos ao alimentar o bem-estar de nossos colaboradores. Muitos vão se sentir estimulados por participarem de ações ecologicamente responsáveis. Isso acaba por influenciar na produtividade.

O futuro é sustentável

Vimos que o investimento em ações sustentáveis pode surtir reflexos positivos no orçamento da empresa e melhorar a produtividade. Além de tudo atendemos a crescente demanda do público por responsabilidade ecológica. Pesando todos estes fatos uma coisa é clara: no futuro as exigências de comprometimento só tendem a aumentar. O que significa que as organizações que não se adaptarem correm o risco de perder lugar no mercado.

E isso levando em conta que a sustentabilidade tem potencial de estimular novas oportunidades de negócios. Em 2016 Membros da Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Empresarial fizeram uma estimativa a respeito. No levantamento, as oportunidades relacionadas a esta preocupação foram quantificadas na casa dos 12 trilhões de dólares. Em termos de geração de emprego, até 2030 poderão ser 380 milhões diretamente ligados às práticas sustentáveis.

Dito isso, é melhor ir se preparando para este cenário. O planeta, os clientes e as contas da sua empresa vão agradecer, e muito, pela adesão.

Quer mais informações que ajudem a sua empresa a se colocar de forma competitiva no mercado? Então acesse o nosso blog para conferir outros artigos sobre assuntos pertinentes para o seu negócio.