Strategic Sourcing: da importância à aplicação na área de compras



A aplicação de processos cada vez mais estratégicos na área logística já não é novidade. Por isso, os profissionais precisam se atualizar e conhecer mais sobre a metodologia chamada de Strategic Sourcing. Com essa ferramenta, a sua empresa tem condições de potencializar os resultados de toda a cadeia de suprimentos.

Essa mudança afeta diversas áreas, como o relacionamento com fornecedores, o atendimento dos clientes, andamento da área operacional e o planejamento do abastecimento. Se a sua empresa busca conquistar uma performance cada vez melhor essa pode ser a solução ideal.

Continue com a leitura deste post e conheça mais sobre o tema. Confira!

O que é Strategic Sourcing?

Como já mencionamos anteriormente, essa é uma forma inovadora de gerenciar toda a cadeia de suprimentos, focando na interação entre fornecedor e cliente. Por isso, o desenvolvimento de uma relação de cooperação e parceria são essenciais para garantir o sucesso da empresa. O seu foco é aprimorar cada área que depende ou interage com o setor de compras e com isso:

• Obter melhor controle do estoque;

• Planejar o abastecimento da área;

• Contratar serviços logísticos qualificados;

• Reduzir os custos de aquisição;

• Aumentar a margem de lucro sobre os produtos vendidos.

Desse modo, é possível corrigir problemas relacionados à produtividade ou ao prazo de entrega aos clientes.

Como a sua empresa pode colocar essa metodologia em prática?

  • Planejamento de abastecimento

Um dos custos mais elevados da produção industrial é a manutenção de estoques elevados. A maioria das empresas adota essa prática para evitar a falta de insumos que poderia atrasar ou interromper a operação. Além disso, os produtos estocados protegem as finanças contra oscilações de preços causadas pela inflação ou oscilação de moedas estrangeiras.

Contudo, essa é uma prática que gera custos elevados, com a manutenção da estrutura física e com imobilização de capital que poderiam ser destinados a investimentos.

  • Seleção de fornecedores

Você sabe quantos fornecedores estão cadastrados na sua empresa? Quantos fornecem materiais para a sua produção, de fato? Pois bem, esse é o primeiro passo, identificar quais fornecedores e prestadores de serviços são essenciais para o andamento da produção.

Um dos principais benefícios é a possibilidade de firmar contratos de fornecimentos com preços e condições que podem ser negociados entre as partes. Essa medida é bastante vantajosa, pois possibilita estimar os gastos tanto em curto como longo prazo.

  • Fator geográfico

Agora que você já sabe quais são os fornecedores mais utilizados, está na hora de considerar a distancias entre os locais de entrega. Esse é um aspecto que deve ser levado em consideração pelos gestores não só para diminuir os custos logísticos, mas para otimizar os prazos de entrega. Há também indústrias que buscam desenvolver fornecedores locais por meio de qualificação, o que favorece a economia local.

O Strategic Sourcing tem impacto direto nos níveis de produtividade e na eficiência do chão de fábrica. Por isso, essa é uma forma de otimizar processos e sistemas para garantir resultados satisfatórios.

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