Consumo de Produtos em Refil



O consumo responsável é um assunto cada vez mais em foco na sociedade contemporânea. O lixo, por exemplo, é um grave problema ambiental e que deve ser tratado com a maior urgência. Uma das medidas para diminuir os resíduos é produzir menos embalagens. Neste quesito, o consumo de produtos em refil é altamente recomendável. Evitamos com esta solução inúmeros problemas que advém dos impactos negativos da proliferação e acúmulo de resíduos.

Para se ter uma ideia: apenas em 2015 o Brasil chegou à marca de 79,9 milhões de toneladas de lixo produzidas. Estes dados foram levantados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A organização apontou outro dado alarmante: a quantidade de lixo cresce a uma taxa 5 vezes maior do que a população. Por isto, o Brasil já é um dos maiores produtores de resíduos na América Latina.

Naturalmente este é um problema que não aflige apenas o nosso país. O plástico, hoje é um dos maiores vilões do meio ambiente em nível mundial. Ele é seguido de perto pelos resíduos eletrônicos, que também vem crescendo exponencialmente nas últimas décadas. O fato é que mudar o presente quadro depende em grande medida de hábitos produtivos e de consumo. Veja a seguir como os refis podem ajudar a reverter esta situação.

Entenda a relação entre o movimento de consumo de Produtos em Refil e a consciência ambiental

Existem produtos que precisam ser adquiridos com frequência mensal ou, dependendo do uso, semanal. Se tratando de itens básicos, não poderíamos simplesmente excluí-los de nosso cotidiano. Acontece que não precisamos de todas aquelas embalagens de produtos de limpeza, higiene e alimentos. Em sua quase totalidade, elas vão direto para o lixo.

A saída é o consumo de Produtos em Refil. Assim, dispomos de apenas uma única embalagem durável, que será reabastecida na medida em que precisarmos. Além de ecologicamente correta esta alternativa pode ser mais barata também. Afinal, o refil usa de embalagens econômicas e prontas para o descarte. A economia atinge consumidor e indústria.

Além disso, este tipo de produto costuma vir em diversos tamanhos. Com isto, você só precisa adquirir ou produzir a quantidade de que precisa. Em muitos casos é possível trabalhar com itens concentrados, que permitem um rendimento maior a partir de porções menores. No lado das empresas, este cuidado é visto como um diferencial pelo consumidor. E isto acontece porque ele está cada vez mais exigente com relação à responsabilidade ambiental das marcas que compra.

Como a embalagem Stand-up Pouch ajuda neste sentido

Uma boa opção de refil e que atende bem às necessidades dos consumidores é a embalagem Stand-up Pouch. Visualmente ela tem o formato de um sachê, que pode ser transparente ou não, e é estruturada para que consiga ficar de pé. Ela comporta uma grande variedade de produtos – dos sólidos aos líquidos e pastosos.

Nestes últimos, apresenta pequenas adaptações, como tampas. Através de um bico é possível até mesmo beber diretamente da embalagem. Quando transparentes, elas ajudam a valorizar a mercadoria. Afinal, o cliente pode ver aquilo que está comprando. Para muitos, este detalhe torna o produto mais atrativo. Quando a proteção da luz é necessária, as embalagens podem ser metalizadas.

A embalagem Stand-up Pouch, pode apresentar até mesmo alças para facilitar o seu manuseio. De todo modo, ela ajuda a valorizar produtos e está de acordo com a busca do cliente por marcas sustentáveis. Lembremos que o consumo de produtos em Refil é uma tendência que só tende a aumentar. Seja em razão da urgência de diminuir a produção de resíduos, ou devido à praticidade e economia que são capazes de gerar. Quer saber mais sobre o assunto? Então venha conferir outros textos em nosso blog.