Tendências para a carreira de comprador: informações chaves para você gerenciar a sua carreira



Segundo especialistas da Michael Page, a carreira de comprador profissional foi uma das que mais se destacaram em 2017. A tendência é que essa profissão continue se expandindo, uma vez que está apoiada nos avanços tecnológicos. Mas você sabe o que faz um profissional de compras? Por que ele é tão importante para uma empresa? E o que é preciso para se tornar um comprador profissional? É o que vamos ver neste texto, continue lendo.

A profissão

Em qualquer empresa, de qualquer porte ou segmento, este profissional está ligado à área de Logística. Ele é o responsável por determinar quais compras serão feitas e como serão feitas, tendo em vista as condições mais vantajosas para a empresa, isto é:

- o melhor preço;
- o melhor frete;
 - a melhor qualidade;
- o melhor prazo de entrega.

A rotina do comprador costuma funcionar assim: um departamento qualquer encaminha uma lista de materiais que precisa adquirir. Em seguida, o comprador checa se o almoxarifado dispõe desses itens e, caso precise comprar, verifica se o pedido é adequado para o serviço desenvolvido naquele departamento.

Estabelecida a lista de compras, ele entra em contato com os fornecedores, verificando qual tem a melhor oferta. Ele pode ter que negociar para conseguir as condições mais vantajosas para a empresa. Só então faz os pedidos. Quando eles chegam, é o comprador profissional que os confere. E, por fim, ele paga ao fornecedor.

Dependendo do segmento em que o comprador atue, como Moda, pode ter que fazer constantes viagens para visitar fornecedores, fabricantes, feiras e exposições. Se a empresa for loja de varejo, ele precisará pesquisar o que comprar e comprar com frequência, para vender a revendedores.

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O que é preciso para segui-la? Quais especializações e tendências?

Em primeiro lugar, é bom ser formado num curso na área de Administração e Negócios. Não existe graduação em comprador profissional, apenas especializações. O ideal, ainda durante a faculdade, é conseguir um estágio numa empresa, que irá complementar sua especialização e seu MBA.

Características necessárias:

- lidar bem com o estresse;
- correr atrás de atualizações, pesquisar muito;
- saber pelo menos duas línguas estrangeiras (inglês, espanhol, mandarim);
- boa habilidade de negociação.

Para manter-se atualizado, é importante que o profissional esteja atento a especializações e tendências da área. Cursos técnicos e MBA podem ser o diferencial no seu currículo. Uma habilidade que está sendo cada vez mais requerida pelas empresas é em Tecnologia da Informação (TI). Implantar novos sistemas e ferramentas tecnológicas pode ajudar a facilitar o trabalho e ainda reduzir custos para a organização.

Soluções de Big Data, Analytics e Cloud Computing se tornaram essenciais para o desenvolvimento profissional do comprador. Esse tipo de especializações garantem a segurança dos dados da empresa. A tendência é que, com o apoio de softwares especializados, você consiga administrar, acompanhar e gerir as informações e responsabilidades da equipe de compras.

Além disso, é importante que o comprador tenha como diferencial o seu conteúdo. Isso significa que esse profissional deve estar atualizado também acerca das tendências das mídias sociais e usá-las ao seu favor na hora de transmitir uma informação. Quanto mais interatividade e conteúdo digital em forma de entretenimento, mais fácil garantir o sucesso nos processos de compra e negociação.

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