Por que investir na Identidade Visual dos seus produtos?



Quando falamos na venda de produtos, características como preço, qualidade e marca são as primeiras impressões que nos vêm à cabeça. Contudo, há outro componente que pode ser o diferencial do negócio: a identidade visual dos produtos. E, quando o trabalho é bem feito, cria-se uma vantagem competitiva em relação à concorrência – principalmente aquela que não aposta nisto.

Assim, apresentar seu produto da melhor forma, começando na embalagem ou rótulo, é o cartão de visitas que trará maior conversão de vendas, fidelização à marca, abrindo inúmeras possibilidades. Neste artigo iremos mostrar o por quê de investir na identidade visual dos seus produtos – e quais benefícios isto trará para o seu negócio.

O consumo pela embalagem

Começamos demonstrando a importância da identidade visual para os produtos com uma pesquisa realizada pela Packaging Matters, da MeadWestvaco Corporation (MWV): entre os brasileiros analisados pelo estudo, 60% consideraram a embalagem mais importante que a marca no momento da compra.

Ou seja: a identidade visual pode posicionar até mesmo pequenas empresas contra multinacionais que inundam as mídias físicas e digitais com seus logotipos. Desta forma, investir na identidade visual é mais que apenas tentar dar uma ‘cara bonita’ ao produto: é ter volumes maiores de vendas e competir, de igual para igual, com grandes empresas.

Tornando seu produto referência

Além de vender mais, investir em identidade visual dos seus produtos tem outra característica marcante: tornar o que você tem a vender uma referência no seu segmento de atuação. Isto porque uma boa relação entre cores, formas, fontes e imagens pode despertar confiança e atrair o consumidor.

Após adquirir seu produto uma vez, é muito provável que, ao comprar novamente, a identidade visual única dele ainda esteja fresca na memória do consumidor. Ou seja: além de atrair o cliente na primeira compra, fideliza-se o cliente apenas pelo que o rótulo e a embalagem têm a oferecer – como aponta a pesquisa da MMW, que indica que a recompra pela identidade visual, neste caso, atinge 53% dos consumidores.

Características marcantes

Há, ainda, uma série de outros fatores que mostram o porquê seu negócio deve se preocupar com a identidade visual dos produtos. Entre eles estão:

Referência da marca. É possível que seu logotipo, ou marca, seja referenciado apenas por uma identidade visual marcante. Um claro exemplo é a Coca-Cola: com uma grafia única, simplicidade e apenas duas cores, é a marca mais conhecida em todo o mundo.

Retorno sobre o investimento. O quanto seu negócio irá investir para criar uma identidade visual forte é irrisória perante aos lucros que ela pode trazer no aumento de vendas através da embalagem. Diferente de onerosas campanhas publicitárias, apostar no rótulo é muito mais barato e pode trazer resultados mais expressivos.

Exclusividade no mercado. É muito comum produtos de um mesmo segmento de mercado possuírem rótulos e embalagens parecidas, às vezes idênticas. Quando você consegue se desprender disso e oferecer algo inovador, pode posicionar sua marca acima das demais e ser a referência para elas – que sairão atrás, competitivamente, do que você lançou de forma exclusiva.

Um fator decisivo

Como visto no artigo, investir na identidade visual dos produtos não é algo que pode ser deixado de lado: é o diferencial de muitas marcas e empresas que buscam se destacar, sendo decisiva inúmeras vezes – seja no varejo, indústria, comércio ou outra forma de negócio.

Quer mais dicas de como se destacar no seu segmento de mercado? Então confira nossos artigos aqui no blog e saiba métodos para um aumento exponencial na venda dos seus produtos.