A importância do networking para a carreira de comprador



A função desempenhada pelo comprador dentro de uma organização é determinante para equilibrar os recursos financeiros e os custos essenciais à empresa. É esse profissional quem gerencia a maior parte das decisões de compra e busca as opções mais vantajosas para atender as necessidades organizacionais.

Assim, neste contexto o networking é essencial para otimizar a dinâmica característica dessa carreira e tornar possível o acesso à oportunidades e negócios que não estariam facilmente disponíveis em outras situações.

Entenda, a seguir, a importância do networking para a carreira do comprador e saiba como esse sistema de suporte pode ser essencial para que a organização conecte-se com as melhores condições de negócios. Vamos lá!

A relação entre as funções do comprador e a indispensabilidade do networking

A função de comprador pode ser exercida por profissionais com diferentes formações, – logísticos, gestores comerciais, entre outros. Entretanto, como via de regra as organizações que adotam estratégias específicas para essa área designam um profissional com ampla experiência e senso crítico para esse cargo.

Tal exigência é extremamente relevante já que grande parte do trabalho exercido pelo comprador é realizar análises, comparações, levar em consideração o histórico empresarial, as relações comerciais estabelecidas e diversos outros dados e condições.

Assim, o know-how é fundamental para garantir que fatores como o tempo gasto, os custos gerados e o retorno esperado sejam otimizados e alinhados com os processos e estratégias gerais da empresa.

Visão sistêmica, capacidade crítica e habilidades de negociação se tornam, portanto, características indispensáveis ao comprador, já que são, também, essenciais para a construção de uma rede de networking sólida e valiosa.

Logo, tanto para o assistente de compras quanto para o comprador júnior, pleno ou sênior, o networking representa um recurso indispensável para a manutenção do profissional de compras no mercado de trabalho. Quanto maior o tempo de experiência acumulada na função de comprador, mais extensa se espera que seja a rede de networking do profissional.

Os recursos e diferenciais que uma boa rede de networking proporciona

Para esse profissional o networking pode ser considerado como ferramenta de trabalho. As pessoas conhecidas e os contatos estabelecidos, independentemente da área, podem fornecer diferentes perspectivas e pontos de vistas privilegiados que permitem ao comprador se antecipar às tendências e encontrar condições favoráveis às suas negociações.

Não à toa, surgiram no mercado nos últimos anos diversas iniciativas que buscam facilitar o contato entre representantes de diversas empresas e os compradores. O principal foco desse tipo de rodada de negócios é estimular a formação de redes de networking em setores específicos.

Além disso, eventos como esse diminuem o tempo gasto com a prospecção de clientes B2B. O encontro é estruturado em reuniões e blocos em que cada fornecedor tem um tempo para se apresentar aos compradores e, surgindo o interesse, há a troca de contatos para negociações e parcerias futuras.

Assim, a participação em feiras de negócios e outros eventos relacionados se apresentam como oportunidades valiosas para ampliar a rede de networking do comprador, já que, ao ser contratado, esse profissional não coloca apenas as suas habilidades e competências à disposição da empresa, mas também a sua rede de contatos profissionais.

Neste artigo você entendeu a importância do networking para a carreira do comprador. Agora, que tal saber mais sobre o assunto? Acompanhe no nosso blog.