Sala João Batista Martins Coube



João Batista Martins Coube foi um homem à frente de seu tempo. Seu perfil empreendedor, obstinado e destemido o fez sair, aos 18 anos, de Macuco/RJ para o interior de São Paulo, passando por Botucatu e posteriormente se instalando em Bauru.

Em 1928, iniciou sua trajetória de sucesso ao vender a sua própria casa para investir tudo em seu novo negócio, a Typografia Brasil. A empresa se desenvolveu até se tornar a hoje internacionalmente conhecida Tilibra.

Em 1970, com o seu falecimento seus 4 filhos Rubem, Henrique, Luiz Edmundo e Sérvio, assumem a direção da empresa que, na década seguinte, passa a ser controlada pelos netos. Um destes integrantes da terceira geração de empresários, netos de João Batista, é Ricardo Marques Coube, filho de Luiz Edmundo Coube e Lucy Marques Coube.

Em 1985, como projeto de diversificação dos negócios da Tilibra, cria-se a Tiliform na cidade de Campinas, especializada na produção de formulário contínuos, um segmento muito atraente para o mercado da época. Em 1989, a Tiliform muda-se para Bauru. Neste ano, ocorre uma cisão patrimonial, cujos herdeiros de Luiz Edmundo e Lucy deixam a Tilibra e assumem a Tiliform, juntamente com outros bens e negócios.

Em 1990, a Tiliform incorpora a Proform, transformando-se numa referência gráfica com atuação nacional no segmento de bobinas para PDV e etiquetas adesivas.

Em 2018, para celebrar os 90 anos do início da trajetória de sucesso de João Batista Martins Coube, a Tiliform o homenageia com uma sala que contém o seu nome e traz, além de um retrato pintado pelo artista José Horário Gonçalves, alguns pertences e fotos históricas, material gentilmente cedido pela Tilibra e placa comemorativa aos 70 anos do Senai, como seu patrono. Homenagem mais do que justa, afinal a sua coragem, visão empreendedora, trabalho e sacrifícios foram responsáveis pelo sucesso de empresas bauruenses do setor gráfico.

Convidamos os amigos e conhecidos de João B. M. Coube a conhecerem a sala em sua homenagem que fica nas dependências da Tiliform, na Avenida Rodrigues Alves, 36-16, Bauru, São Paulo.

Ricardo Marques Coube, Lucy Marques Coube e Luis Edmundo L. Coube

Visita de Sueli e Sandra, da Tilibra (ao centro) e do familiar Eduardo

Visita de José Horácio Gonçalves, pintor do quadro de João B. M. Coube, nos anos 80

Cadeira utilizada por João B. M. Coube durante sua administração da Tilibra

Matéria sobre João B. M. Coube do jornal Novo Correio da Noroeste de 09 de Junho de 1968

Fotos do início da Typografia Brasil, na Rua Batista de Carvalho

Na parede, fotos de João B. M. Coube, sua esposa Carmem e os filhos Rubem, Henrique, Luiz Edmundo e Sérvio

Placa comemorativa aos 70 anos do Senai de Bauru, em homenagem ao patrono da escola, João Martins Coube.

Na parede, foto com os funcionários e família em comemoração aos 25 anos da Tilibra