Um Guia sobre os Tipos de Certificação de Qualidade



A sigla ISO, que significa International Organization for Standardization, simboliza um órgão não governamental que tem a função de padronizar operações de comércio e produtos. Essa chamada gestão de qualidade ajuda a identificar se uma corporação oferece qualidade e se encaixa nos parâmetros criados.

Aqui no Brasil é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que representa a ISO. As chamadas normas técnicas funcionam como um padrão a ser seguido pelas empresas tanto em relação ao seu produto quanto aos seus serviços e operações.

Saiba mais sobre essa certificação de qualidade e seus principais tipos.

O que é a certificação de qualidade

Na intenção de criar um padrão internacional, a ISO traz uma gama de regras e padrões para diferentes áreas da indústria e também sobre a postura das empresas em relação a sua equipe e seus processos internos e externos. Divididas pela numeração, as certificações englobam aspectos variados.

A organização oferece um parâmetro de qualidade que atinge detalhes mínimos e visa facilitar o comércio internacional. Estar de acordo com essa padronização vai muito além de obedecer às regras, pois produz impactos positivos para empresas, colaboradores e consumidores.

Tipos de certificação

ISO 9000 - Gestão de Qualidade

Criada para diversos segmentos da indústria, é a norma mais famosa hoje, é voltada para SGQ, Sistema de Gestão de Qualidade, das empresas. O ISO 9000 é um conjunto de normas que visam otimizar os processos, melhorar a gestão interna, entre outros. O seu foco é na qualidade dos serviços para maior satisfação do cliente.

ISO 14000 - Gestão Ambiental

Nessa norma o foco está direcionado a SGA, ou Sistema de Gestão Ambiental. Sua função é estabelecer parâmetros para que a empresa atue de forma correta no âmbito ambiental. A intenção é manter equilíbrio e responsabilidade ambiental com base em atitudes mais sustentáveis.

ISO 22000 - Segurança Alimentar

A ISO 22000 é voltada para a indústria alimentícia e seu controle de qualidade. As normas do Sistema de Gestão de Alimentos visam aumento da qualidade e segurança em seus serviços. A consequência de obedecer aos requisitos é maior confiança no mercado e até expansão pela melhora dos processos.

ISO 18000 - Saúde e Segurança Ocupacional

As regras do ISO 18000 estão relacionadas ao bem-estar do trabalhador. Seu padrão abrange saúde e segurança ocupacional. A adequação das empresas demonstra a sua preocupação com integridade e qualidade de vida de seus colaboradores.

ISO 8000 - Responsabilidade Social

Essa norma visa a responsabilidade social, isso significa ter atenção tanto aos impactos sociais de seu trabalho quanto nas condições de trabalho de seus funcionários. Com a ISO 8000 é possível desenvolvimento de maior responsabilidade social nas operações.

Apresentar certificação de qualidade é mostrar o quanto uma empresa entende como relevante uma postura ética no âmbito social, ambiental e de qualidade em seus produtos e serviços. A adesão às normas torna colaboradores mais produtivos e com maior qualidade vida, além de reduzir impactos negativos no meio ambiente e contribuir para serviços de mais qualidade.

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