Conheça as inovações e tendências de embalagens



Tendo em vista os acontecimentos dos últimos anos que promoveram mudanças no estilo de vida, no consumo dos produtos e na tecnologia aplicada aos materiais,  é possível apontar algumas das inovações e tendências de embalagens, seja no design, no material de composição ou tecnologia aplicada. Conheça as principais tendências e como seu negócio pode se apropriar desse momento.

Inovações e Tendências de Embalagens

As tendências aqui apresentadas já podem ser vistas em alguns produtos de grandes empresas, mas logo devem ser incorporadas pelo mercado. É importante frisar que nem todas elas são novidades, pois há algumas coisas resgatadas de décadas passadas. Assim, vamos a elas:

Proteção e segurança

A pandemia exigiu do mercado de embalagens mudanças rápidas de proteção e segurança alimentar. Com isso surgiram embalagens inteligentes, que possuem uma camada protetora durante a fabricação capaz de eliminar vírus ou bactérias através da nanotecnologia.  Além disso, as embalagens flexíveis são opções de maior proteção e inviolabilidade pois possuem barreiras eficientes contra umidade e o oxigênio e sistemas de fechamento (ziper) que ajudam a manter a integridade,  frescor e qualidade dos produtos.

Menos é mais

Um design simples, que traga informações claras e concisas não é somente uma inovação do mercado, mas um anseio dos consumidores. Com cada vez menos tempo para tomar decisões, eles precisam de embalagens práticas e que atendam às suas necessidades de maneira rápida e direta.

Nova regra da rotulagem de alimentos industrializados

Em outubro de 2022 , entra em vigor a nova regra aprovada pela Anvisa sobre rotulagem nutricional de alimentos e bebidas industrializados e ultra processados. A medida adota a rotulagem nutricional frontal e mudanças na tabela, visando mais clareza e legibilidade das informações para auxiliar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais conscientes.

Uso das cores

Outra tendência é o uso inteligente das cores, através da psicologia das cores. Se a embalagem ou os rótulos do seu produto tiverem o esquema de cores correto, o consumidor pode optar por comprar seu produto em vez de outro, ou eles podem notar seu produto primeiro na prateleira. A psicologia da cor no marketing desempenha um papel importante no aumento de suas vendas. 

Estilo Vintage e Transparência

Atualmente os designers estão adotando é a estética vintage para rótulos e embalagens utilizando elementos e cores que rementem ao passado ou o redesign de embalagens consagradas. Esta estética gera sentimento de familiaridade e nostalgia que chamam a atenção dos consumidores através do apelo emocional.

Embalagens Transparentes

Outra tendência é a embalagem transparente que permite que o consumidor veja de fato o produto que está comprando. Esse tipo de embalagem é tendência especialmente nos pacotes de bolachas, farinhas, grãos, entre outros. 

Código 2D: Tecnologia e rastreabilidade

O Código 2D é um novo padrão de identificação de produtos promete oferecer diversos benefícios para a operação do varejo, especialmente em relação à gestão de estoque. Para os consumidores  facilitará o acesso a informações sobre os ingredientes, calorias, tabela nutricional e até receitas e promoções, por exemplo.  Trata-se de um código bidimensional, que permite abrigar uma quantidade bem superior de informações dos produtos e que podem ser acessadas facilmente por meio de um smartphone. Existem algumas variáveis do Código 2D, porém, o mais conhecido no mercado é o QR Code.

Transportar mais por menos

Para otimizar a logística de embalagens, a estratégia é transportar maior número de unidades com menor peso. A embalagem em filme flexível é que apresenta melhor custo benefício neste quesito, por facilitar a logística, ocupar menos espaço no transporte e nas prateleiras do estoque e serem menos custosas em todo o processo logístico. 

Sustentabilidade

Como as embalagens são produtos descartáveis, é essencial que elas possam ser reaproveitadas ou sejam biodegradáveis, evitando assim a poluição do meio ambiente.

Neste quesito, mais uma vez a embalagem flexível apresenta vantagens devido à redução de materiais, custos de produção, armazenamento e transporte, bem como a otimização de tempo total da cadeia de produção. Redução de resíduos significa também menos lixo nos aterros sanitários, estimulando também a reciclagem responsável das embalagens pós-consumo. Ainda, menos gastos com transporte equivalem a menor emissão de gases na atmosfera e, consequentemente, menor poluição.

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