Conheça as inovações e tendências de embalagens para os próximos anos



Uma das palavras mais importantes para o mercado em geral é a tendência. Essa tentativa de descobrir quais serão as necessidades do consumidor e as características do produto que vão atraí-lo para essa compra é um exercício que pode ser determinante para as empresas. E isso se reflete também nas embalagens, que cada vez mais ganham importância em uma concorrência acirrada e qualificada.

Tendo em vista algumas novidades que já surgiram no mercado e influências de outras áreas, é possível apontar algumas das inovações e tendências de embalagens para os próximos anos, seja no design, no material de composição ou no seu propósito. Conheça as principais mudanças e como seu negócio pode se apropriar desse momento.

Além da proteção

É fato que a principal função da embalagem de qualquer produto é garantir proteção contra danos que possam afetar sua composição ou forma, ou ainda que causem avarias a ponto de comprometer o funcionamento. Além disso, ela é essencial para a identidade visual do item, capaz de ser um fator decisivo na hora da escolha por parte do cliente.

Mas as mudanças de comportamento nos últimos anos fazem com que a embalagem também seja uma parte fundamental para que a empresa demonstre seus valores para o público, seja pelo material escolhido ou pelas informações que deseja mostrar. Tudo isso tende a agregar mais conteúdo e, por consequência, atrai os olhares dos consumidores.

Inovações e tendências de embalagens

As tendências aqui apresentadas já podem ser vistas em alguns produtos de grandes empresas, mas logo devem ser incorporadas pelo mercado. É importante frisar que nem todas elas são novidades, pois há algumas coisas resgatadas de décadas passadas. Assim, vamos a elas:

Menos é mais

Um design simples, que traga informações claras e concisas não é somente uma inovação do mercado, mas um anseio dos consumidores. Com cada vez menos tempo para tomar decisões, eles precisam de embalagens práticas e que atendam às suas necessidades de maneira rápida e direta.

Cores por todos os lados

Na contramão do minimalismo, outra tendência é o uso (inteligente) de cores chamativas e que exploram ao máximo a qualidade do seu produto. Isso não somente destaca seu item na prateleira, mas acaba por criar uma identificação com o consumidor, principalmente se você oferece uma variedade de produtos. Nesse caso, as cores servem para diferenciar funções, sabores ou outros pontos.

Produto pequeno, embalagem idem

Isso vale muito para empresas que trabalham com entregas. Atualmente, as vendas pela internet ocupam uma fatia considerável do mercado, e as embalagens devem fazer parte da experiência do consumidor. Por isso, não há mais espaço para uma mesma caixa para produtos de tamanhos diferentes: cada um deve ter aquela proteção que se adequa às suas proporções e, claro, necessidades.

Sustentabilidade

Se esse termo ainda não faz parte de sua empresa, você está defasado. No entanto, é sempre importante retomar essa tendência, que deve se tornar uma constante para todos os negócios. Como as embalagens são produtos descartáveis, é essencial que elas possam ser reaproveitadas ou sejam biodegradáveis, evitando assim a poluição do meio ambiente.

Quer conhecer mais tendências e opções de embalagens para seu produto? Nosso blog está cheio de artigos interessantes e que certamente vão trazer ainda mais ideias para o seu negócio.