Indústria 4.0: Soluções para pequenas, médias e grandes empresas



Independente de qual seja o seu negócio, é importante ter em mente que melhorias são sempre necessárias. Isso não só contribui para uma produção mais assertiva como também uma gestão correta dos recursos.

Para isso, uma das soluções mais utilizadas pelas empresas corresponde à prática da indústria 4.0. As empresas estão, cada vez mais, investindo nesse conceito, mas ainda assim ainda é necessário um maior conhecimento por parte dos empresários. Mas, afinal de contas, do que se trata a indústria 4.0?

O que é a indústria 4.0?

Indústria 4.0 corresponde à fase que lida com a tecnologia envolvida em seus processos. Isso significa que em cada etapa podemos ter o uso de inteligência artificial, conectividade da internet assim como o uso de robôs inteligentes.

Porém, ainda que seja uma realidade para o cenário industrial atual, muitas pessoas ainda não compreendem ao certo do que se trata. Segundo uma pesquisa realizada pela FIESP em 2018, aproximadamente 32% das indústrias do Brasil ainda não sabem do que se trata a quarta revolução industrial.

Também conhecida como manufatura avançada, a Indústria 4.0 necessita de alguns requisitos básicos para ser implementada. Porém, ainda de acordo com a FIESP, 59% das indústrias não atendem nem aos pontos básicos necessários.

E há motivos para isso. Para começar, muitas pessoas acreditam que se trata de um grande investimento, com alto valor orçamentário. Porém não é bem o caso, pois há opções que se adequam às necessidades de cada tipo de indústria.

Além disso, existe um receio de começar tudo do zero para realizar a implementação correta. Mais uma vez um engano, pois é possível aderir à indústria 4.0 sem prejudicar o desempenho das atividades diárias.

Outro ponto importante é que muitos empresários acreditam que apenas grandes indústrias podem aderir à manufatura avançada. Mas hoje em dia é comum encontrar pequenas e médias empresas colhendo os benefícios de investir na indústria 4.0. Mas como isso é feito? Quais os efeitos no dia a dia desses negócios? Compreenda melhor a seguir.

Como implementar a indústria 4.0 na sua empresa?

Para começar, você deve ter em mente do que se trata o seu negócio e as atividades desempenhadas. Em seguida, observe os processos envolvidos em cada setor, assim como a análise de resultados. Nessa fase é importante observar as métricas de desempenho, que vão te ajudar a ter a melhor compreensão. Caso ainda não tenha, vale a pena analisar e metrificar pontos como tempo de processo, taxa de efetivação entre outros.

Em seguida, avalie os processos que podem ser otimizados de alguma maneira. O atendimento ao cliente, por exemplo, é um dos mais automatizados. Isso não só facilita a gestão de problemas como também otimiza o tempo de resolução dos problemas. Mas existem outros setores que podem ter uma gestão mais automatizada.

Observe as empresas que disponibilizam esse tipo de serviço. Lembrando que quanto mais especializada for a empresa, melhor será o desempenho do serviço a ser contratado. Crie prazos em cada etapa de escolha, assim não perderá tempo. E sempre analise os resultados desse investimento.

Indústria 4.0 é uma realidade de muitas empresas e pode fazer parte do seu negócio também.

E se você quer ver dicas de como alavancar a sua empresa, veja os posts do blog. Tem muito conteúdo prático que você pode usar hoje mesmo no seu negócio.