Quais são as vantagens de impressão em rótulo-filme (BOPP)?



O rótulo-filme é um dos métodos mais populares de impressão para embalagens dos mais variados tipos. O BOPP ou polipropileno biorientado é um material muito versátil, por isso o seu uso tão disseminado. É muito importante o cuidado desde a sua produção, pois, o rótulo é um pilar da apresentação do seu produto. Então, é importante entender porque o BOPP é tão vantajoso.

A composição e a qualidade do filme

O principal benefício do uso do BOPP vem da sua composição. O rótulo se trata de um polímero derivado do propeno ou do propileno, que recebeu uma carga de tensão em ambos os lados, de modo que as moléculas sejam mais organizadas. Com isso, o resultado é um filme mais fino e resistente, que pode ser reciclado e usado em uma diversidade de soluções.

As características físicas e químicas que elas conferem aos rótulos garantem muito mais qualidade ao produto final. Por isso, o rótulo que é composto de plástico possui uma resistência à água, o que importante para produtos como bebidas, por exemplo.

Estes costumam ficar em ambientes úmidos, como as geladeiras, sem ser afetados. E mesmo durante o consumo, o possível suor da garrafa não afeta o rótulo, que ainda se mantém atraente e claro, mostrando bem o produto que é consumido.

Essa força também se reflete na sua alta durabilidade. Os rótulos ficam intactos por muito tempo, aguentando até mesmo processos de lavagem, significando que a mesma garrafa e o mesmo rótulo, possam ser reutilizados.

As vantagens estéticas

Mas, não adianta muito ter um produto extremamente resistente e durável, se o rótulo não é atraente para o consumidor. Afinal, esse é o outro grande objetivo, ajudar a compor uma aparência interessante, que irá incentivar os clientes a comprarem o produto.

Por esse outro motivo, o BOPP também é muito utilizado. Ele permite muita liberdade no momento da criação dos rótulos, resultando em opções de design únicas e com bastante qualidade.

Assim como o design, o acabamento também pode ser feito da maneira que for mais adequada para o seu produto. Falando nisso, esse rótulo é aplicável a qualquer tipo de garrafa, desde a pet até as mais diferentes e inesperadas.

Essa grande versatilidade permite que o BOPP seja usado em diversos tipos de produtos e com vários modelos. Alguns deles são:

    • Transparente: Muito usados em rótulos que tem como objetivo destacar o produto e chamar ainda mais atenção para ele. Usado, por exemplo, em bebidas;
    • Branco: Possui um aspecto branco como o papel, além de brilhante;
    • Branco fosco: Igual ao anterior, porém, sem brilho;
    • Metalizado: Tem o aspecto metalizado, semelhante a uma folha de alumínio.

O preço

Com todas essas qualidades é natural assumir que o rótulo-filme tem um preço caro. Porém, enquanto o material é um pouco mais caro do que o papel, todo o processo compensa a variação de preço. A aplicação é mais simples, o que resulta em menos perdas durante o processo. Então, mesmo com todas essas vantagens o uso do BOPP é o que apresenta um dos melhores custo-benefício.

O rótulo-filme BOPP permite aproveitar todas essas vantagens. Seu produto fica mais belo e seguro, por bastante tempo. Ele também pode ser adaptado a praticamente qualquer tipo de embalagem e produto. Toda essa versatilidade por um preço bem controlado.