A importância de uma gestão estratégica de contratos de compra



A área de compras de toda empresa exerce uma função fundamental e estratégica para o seu bom funcionamento, de modo que ela é responsável por manter os níveis ideais do estoque de matéria-prima e demais insumos que são utilizados nas atividades do empreendimento.

Por exercer tarefas tão sensíveis ao bom funcionamento do negócio, a gestão de compras costuma estabelecer acordos comerciais de fornecimento de bens e serviços, com base em contratos, firmando obrigações e direitos entre as partes como uma forma de proteção nessa relação.

Por ser um tema de grande relevância para todas as empresas e gestores, nós preparamos esse artigo, em que abordaremos as principais questões de importância da gestão estratégica de contratos de compra. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Ciclo dos acordos comerciais

A gestão estratégica de contratos de compra permite ter ciclos bem definidos dos acordos comerciais, sendo possível identificar o seu início e término, acompanhando cada etapa de forma precisa, possibilitando o estabelecimento dos KPIs - Key Performance Indicators (Indicadores-Chave de Desempenho).

Dessa forma, a empresa será capaz de se anteceder aos processos de renovação de contrato, bem como de realizar novas parcerias de fornecimento que estejam em conformidade com as políticas e normas da empresa.

Reduz os riscos comerciais

Assim como é previsível os ciclos do contrato, também é do conhecimento de todas as partes envolvidas os seus direitos e obrigações que são regidos por esse instrumento. Com isso, a gestão estratégica de contratos de compra garante a redução dos riscos comerciais, de modo que os prazos de pagamento, as especificações e quantidades, as programações de entregas, as políticas de RMA - Return Merchandise Authorization (Autorização de Devolução de Mercadoria) e demais elementos, estejam presentes no contrato de fornecimento e aval de ambas as partes, tanto fornecedor como comprador.

Assim, em caso de qualquer inconformidade na execução do contrato de compra, os gestores responsáveis pela sua fiscalização poderão recorrer aos meios legais para que seja reestabelecido o que o instrumento formal determina.

Otimização dos custos de aquisição

A gestão de contratos de compra proporciona o grande benefício da otimização dos custos de aquisição de produtos e serviços, pois, antes da formalização do acordo é estabelecida a fase de negociação de valores que proporcione vantagens para o fornecedor e comprador. Isso envolve a pesquisa de mercado e posterior seleção dos possíveis parceiros de negócio que mais se encaixam ao perfil orçamentário e demais políticas de compras da empresa.

Além disso, o contrato de compras garante que os preços praticados sejam fidedignos ao que estabelece o acordo comercial, mesmo que os preços atuais de mercado estejam mais altos. Isso garante preservação do capital financeiro da empresa e o cumprimento do seu orçamento.

Uso inteligente do espaço físico

A gestão estratégica de contratos de compra também exerce um papel fundamental no uso inteligente do espaço físico disponível na sua empresa, visto que permite incluir no acordo comercial as entregas de forma programada.

Isso cria a possibilidade de estabelecer compras com grandes quantidades, garantindo o poder de barganha do preço com base no alto volume, mas com entregas realizadas de acordo com as necessidades de consumo da sua empresa.

Com tudo que foi exposto neste artigo, é inegável que as atividades de gestão estratégica de contratos de compra exercem um papel de grande importância dentro das empresas. Afinal, promove melhorias nas atividades de ressuprimento, diminui os custos das operações de compra, bem como garante o amparo legal dessas atividades.

Gostou do tema abordado neste artigo? Temos outros no nosso blog que podem ser do seu interesse e que te ajudarão a enriquecer o seu conhecimento! Acesse agora mesmo e saiba mais!