Etiquetas e rótulos para alimentos refrigerados e congelados



Um dos setores que mais cresce e que está em constante inovação é o de alimentos congelados. São opções gourmet, artesanais, em variadas quantidades e que exigem não só qualidade nas embalagens, como também nas informações do alimento. A etiqueta deve ser disposta para informar o consumidor do que se trata aquele produto. Para isso, a qualidade das etiquetas e rótulos para alimentos refrigerados e congelados deve ser prioridade.

Para não errar na escolha, vamos explicar tudo sobre etiquetas e rótulos para esses alimentos armazenados nestas condições. Após ler este post, você vai fazer a melhor escolha para o seu produto.

Tipos de papéis para fazer a impressão da etiqueta

Existem alguns tipos de papéis que são utilizados para fazer a fabricação da etiqueta para alimentos congelados. No geral, a opção mais usada é o BOPP (polipropileno biorientado). Trata-se de um filme resistente à umidade e ao congelamento. Mesmo entrando em contato com uma superfície refrigerada ou molhada, os aspectos de sua aplicação não se modificam.

Entre as opções disponíveis, a etiqueta pode ser feita em BoPP brilhante, BoPP fosco, BoPP transparente entre outras opções. Trata-se de um material bem versátil e que pode ser utilizado de diversas maneiras.

Porém, outro material que pode ser usado para este tipo de etiqueta é o papel couché. Entretanto, ainda que seja usada na fabricação de etiquetas, algumas questões devem ser levantadas para quem deseja escolher este papel. Sua resistência à água é menor, fazendo com que a umidade seja absorvida lentamente.

Então, se o seu produto precisa ser descongelado, a etiqueta deve ficar encharcada e as informações podem se perder no caminho. Além disso, o adesivo do papel couché é difícil de ser removido, caso seja reaproveitado.

Porém, nem tudo são desvantagens. Além do valor ser mais acessível, o papel couché tem um resultado melhor na escrita com caneta esferográfica. No entanto, além do papel, devemos observar a escolha do tipo de adesivo escolhido.

Escolhendo o adesivo ideal

Existem alguns tipos de adesivos indicados para produtos congelados. Porém, isso não garante que durante o processo de armazenamento a etiqueta não vai cair. E vale destacar que quanto mais a fórmula for específica, maior será o valor cobrado pelo adesivo.

É importante avaliar se este é o caso do seu produto. Outro ponto importante, é verificar se o adesivo possui a aprovação para o contato direto ou indireto com os alimentos. De acordo com a ANVISA, os adesivos aprovados para este tipo de uso devem atender às exigências FDA 175.105 ou ISEGA.

Entenda ainda, os tipos de adesivos que podem ser divididos em etiquetas permanentes e etiquetas removíveis. Para cada finalidade, existe um tipo de uso indicado. Para escolher a etiqueta ou rótulo ideal para o seu produto, defina seu orçamento e as características do seu alimento.

Seja este armazenado em locais úmidos e refrigerados, ou não, você pode encontrar opções de qualidade na impressão de etiquetas. Veja mais opções sobre como você pode ter ótimos resultados na fabricação das etiquetas e rótulos dos seus produtos.