Etiqueta Digital: Cuidados para você não cometer gafes no perfil de sua marca



As redes sociais e a internet de forma geral são ambientes muito permissivos e seus usuários têm liberdade para postar o que quiserem, mas é importante lembrar-se de um detalhe: todos poderão ver.

É por isso que tanto na hora de manter um perfil pessoal como, e principalmente, um perfil profissional em qualquer rede social que seja (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, Google Plus, entre outras), ter cuidado com o que é postado lá é muito importante para não acabar “sujando” a sua imagem.

Para não cometer gafes no perfil da sua marca nas redes sociais, nem mesmo no seu perfil profissional, continue a sua leitura e confira algumas dicas que separamos de etiqueta digital:

1. Nunca exponha outra pessoa sem o consentimento da mesma

Um dos erros mais comuns e graves ao mesmo tempo em que os usuários de redes sociais cometem é expor alguém sem o seu consentimento, isso acontece tanto em perfis pessoais como em perfis de marcas.

Por isso evite, na hora de fazer uma publicação de algum produto da sua marca, sair marcando pessoas na postagem sem ter o consentimento delas, isso é considerado indelicado e pode ser bem desagradável para alguns usuários.

Se você quer que aqueles que acompanham o perfil ou página da sua marca nas redes sociais vejam as suas publicações, peça gentilmente que elas cliquem no botão de seguir no Facebook, procure bons horários para fazer suas postagens garantindo um maior alcance, enfim, procure formas de fazer com que suas publicações atinjam o público desejado, mas sem ter que marcar ninguém sem o consentimento.

2. Não compartilhe informações cuja veracidade não é confirmada

Antes de fazer qualquer publicação ou de compartilhar alguma informação no perfil da sua marca sempre cheque a veracidade do que está sendo dito. Tornou-se cada vez mais fácil ter um perfil, uma página, um blog ou mesmo um site na internet e com isso cada vez mais informações são lançadas livremente na rede, isso não significa que tudo o que está lá é verídico.

Inclusive o tema das Fake News se tornou cada vez mais popular e empresas, marcas e pessoas que compartilham esse tipo de informação são colocadas cada vez mais em descrédito.

3. Tome cuidado com a ortografia e a gramática

Não é só porque é a internet e as redes sociais, que dá para sair cometendo erros na hora de escrever uma publicação, principalmente quando se trata de uma empresa ou de uma marca que deseja conquistar algum respeito por parte do público.

Por mais que muita gente não ligue para a forma como as coisas são escritas nas redes sociais, qualquer um que deseje manter um perfil sério deve continuar a respeitar a ortografia e a gramática.

Dependendo da publicação e da rede em que for postar, é perfeitamente aceitável e até interessante fazer uso de alguns emoticons para se aproximar do seu público, mas erros ortográficos e excesso de abreviações estão fora de cogitação se quiser evitar gafes.

4. Não escreva tudo em caixa alta em uma publicação

Por mais que chame mais atenção, sair escrevendo tudo em caixa alta na internet não é legal, pois na rede isso é interpretado como se o dono da postagem estivesse gritando.

A não ser que seja uma frase curta e algo muito importante (como um anúncio de promoção, por exemplo), evite escrever em caixa alta, use maiúsculas e minúsculas normalmente.

5. Jamais publique conteúdo ofensivo

Publicar mensagens ou imagens que soem negativamente, que pareçam mal-humoradas ou ainda antiéticas só contribuirá para atrapalhar o seu marketing. Evite qualquer tipo de conteúdo sensível.

Até mesmo imagens de nu artístico publicadas por fotógrafos, por exemplo, costumam ser consideradas como conteúdo ofensivo e em algumas redes elas são excluídas e o usuário que a postou é notificado e pode até mesmo ser bloqueado.

Por isso, sempre que for publicar algo e tiver dúvida se pode ser ofensivo para algum público, é melhor não postar.

Essas foram cinco dicas de etiqueta digital que lhe ajudarão a evitar gafes nas redes sociais. Afinal, uma marca que deseje ser conceituada e respeitada entre seu público, não pode ficar cometendo certas gafes por aí, não é mesmo? Ainda mais na internet onde todo o mundo pode ver.

Se você gostou deste contéudo, não deixe de ver estes outros temas: 

E-book gratuito: Como relacionar a sua marca com influenciadores digitais

Marketing Digital: Entenda por que ele é essencial para sua empresa

Para que serve e como usar corretamente uma Hashtag

Cuidados com a publicidade de produtos infantis no YouTube

Como repostar conteúdos respeitando os Direitos Autorais

Unboxing Branding: uma experiência memorável para a sua marca