Como escolher novas embalagens para meus produtos?



A identidade visual de uma marca passa por vários fatores. Entre os principais está a embalagem, é ela quem será o ‘cartão de visitas’ para o consumidor se relacionar com o produto que está comprando. Com o passar do tempo, é preciso inovar e, por isso, saber como escolher novas embalagens para os produtos é indispensável.

Além das questões de inovação, também é possível agregar vários outros benefícios: maior resistência e durabilidade, diminuição do preço, entre outros fatores. Pensando nisso que trazemos um artigo completo, abordando como escolher novas embalagens para os produtos e, assim, aplicando agora mesmo na sua empresa.

Conheça o seu mercado

Quais são as empresas que se destacam na sua área de atuação? Qual o formato, tamanho, material da embalagem que utiliza? Conhecer o mercado é trazer novas ideias para as embalagens do seu negócio. Engana-se quem pensa que essa análise de mercado é uma cópia – a ideia, aqui, é entender como as grandes marcas se comportam.

Perceba que as maiores empresas, independentemente do ramo de atuação, mudam constantemente as embalagens. E esse é o ponto: aprender com quem está no topo para, posteriormente, inovar à sua maneira. Mas, estamos apenas no ponto de partida e é possível agregar novas embalagens com excelência.

Analise o portfólio de empresas de packaging

Em sintonia com a dica acima, analisar o portfólio de empresas de packaking pode te ajudar a escolher as novas embalagens do seu negócio. Como esse tipo de indústria possui experiência no ramo, há uma série de opções que podem nem ter passado pela sua cabeça e que podem surpreender pela qualidade, preço e inovação.

Por exemplo: sua empresa adota embalagens flexíveis? Quais são os detalhes gráficos presentes nos produtos? Ao buscar parceiros comerciais de packaking, agrega-se valor à marca de acordo com as novas práticas de mercado. Essa ação também traz outro benefício, que falaremos abaixo.

Embalagens sustentáveis

O mundo moderno exige compromisso das empresas com práticas sustentáveis. As embalagens biodegradáveis ou feitas de um material orgânico, como o papelão, podem ser a nova opção que você tanto procura. É claro que questões como a fragilidade do produto devem ser levadas em conta, mas aqui é possível unir o útil ao agradável.

Assim, o compromisso que você assume com o planeta terá reflexo nos consumidores, que cada vez mais optam por empresas engajadas em causas sustentáveis. Uma breve análise e estudo sobre a implementação desse tipo de embalagem pode ser um diferencial competitivo em relação a concorrência que ainda não enxergou a importância do tema.

Qual é o desejo do consumidor?

As três situações acima devem redundar nesta aqui: o desejo do consumidor. Entender suas necessidades, anseios e absorver as críticas é o primeiro passo para escolher novas embalagens para os produtos. Se possível, abra canais de feedback para que os clientes possam dar sua opinião. Acredite, isso faz toda a diferença.

Assim, alinha-se a estratégia, desde o branding até o resultado final da embalagem, pensada exclusivamente no público consumidor. E o melhor: esse é um processo cíclico que pode sempre ser renovado de acordo com a necessidade de novas embalagens na sua empresa.

Quer mais dicas exclusivas como esta? Acesse nosso blog e veja como podemos te ajudar.