A identidade visual de uma marca passa por vários fatores, entre os principais está a embalagem. É ela que será o 'cartão de visitas' para o consumidor se relacionar com o produto que está comprando. Com o passar do tempo, é preciso inovar e, por isso, saber como escolher novas embalagens para os produtos é indispensável.
Além das questões de inovação, também é possível agregar vários outros benefícios: maior resistência e durabilidade, diminuição do preço, entre outros fatores. Pensando nisso, trazemos este artigo completo, abordando como escolher novas embalagens para os produtos, aplicando agora mesmo na sua empresa.
Quais são as empresas que se destacam na sua área de atuação? Qual o formato, tamanho, material da embalagem que utiliza? O que dizem os estudos de tendências de consumo? Conhecer o mercado fundamental para obter novas ideias para as embalagens do seu negócio. Engana-se quem pensa que essa análise de mercado é uma cópia – a ideia, aqui, é entender como os grandes players se comportam.
Perceba empresas líderes de mercado, independentemente do ramo de atuação, mudam constantemente as embalagens. E esse é o ponto: fazer o benchmarking para inovar à sua maneira. Mas, estamos apenas no ponto de partida e é possível agregar novas embalagens com excelência.
Em sintonia com a dica acima, analisar o portfólio de empresas de packaking pode te ajudar a escolher as novas embalagens do seu negócio. Como esse tipo de indústria possui experiência no ramo, há uma série de opções que podem nem ter passado pela sua cabeça e que podem surpreender pela qualidade, preço e inovação.
Por exemplo: sua empresa adota embalagens flexíveis? Quais são os detalhes gráficos presentes nos produtos? Ao buscar parceiros comerciais de packaking, agrega-se valor à marca de acordo com as novas práticas de mercado. Essa ação também traz outro benefício, que falaremos abaixo.
O mundo moderno exige compromisso das empresas com práticas sustentáveis. As embalagens biodegradáveis ou feitas de um material orgânico, como o papelão, podem ser a nova opção que você tanto procura. É claro que questões como a fragilidade do produto devem ser levadas em conta, mas aqui é possível unir o útil ao agradável.
Assim, o compromisso que você assume com o planeta terá reflexo nos consumidores, que cada vez mais optam por empresas engajadas em causas sustentáveis. Uma breve análise e estudo sobre a implementação desse tipo de embalagem pode ser um diferencial competitivo em relação a concorrência que ainda não enxergou a importância do tema.
As três situações acima devem ter como foco principal o desejo do consumidor. Entender suas necessidades, anseios e absorver as críticas é o primeiro passo para escolher novas embalagens para os produtos. Se possível, abra canais de feedback para que os clientes possam dar sua opinião. Acredite, isso faz toda a diferença.
Assim, alinha-se a estratégia, desde o branding até o resultado final da embalagem, pensada exclusivamente no público consumidor. E o melhor: esse é um processo cíclico que pode sempre ser renovado de acordo com a necessidade de novas embalagens na sua empresa.