Rótulo X Etiqueta: Entenda a diferença entre os dois



No momento de desenvolver as embalagens é essencial entender as diferenças entre rótulos e etiquetas. Isso porque a opção por rótulo ou etiqueta implica em aspectos como apelo de consumo, tipos de acabamentos e forma de aplicação sobre a embalagem.

Todos estes fatores impactam na percepção do produto pelo consumidor. Além disso, a qualidade da rotulagem ou etiquetagem do produto deve ser adequada às condições às quais ele estará exposto durante o transporte, shelf life e consumo.

Deste modo, antes de definir entre rótulo x etiqueta, é fundamental ter em mente que produtos sujeitos à exposição à umidade, baixas temperaturas e outras condições extremas e adversas devem receber uma solução adequada.

O rótulo ou etiqueta escolhido deve levar em conta estes aspectos. Assim, deve ser confeccionado em material capaz de perdurar diante destas condições. A gráfica contratada para execução do serviço deve ser capaz de informar sobre as melhores opções em materiais de rótulos e etiquetas para cada caso.

Além disso, a opção por rótulo ou etiqueta pode impactar no orçamento, resultando em variações no valor final de venda do produto. Portanto, atributos como o poder de compra do público-alvo e as margens desejadas para o lucro com a venda do produto devem ser levados em consideração no momento da escolha entre rótulo ou etiqueta.

Além, destes itens, para determinar qual a solução ideal para o seu produto, veja as informações a seguir.

Especificidades do rótulo

Os rótulos são indicados para produtos de maior apelo comercial. Isso significa que são empregados nas embalagens que necessitam de um aspecto estético mais refinado.

Assim, os rótulos são mais do que um meio de transmitir informações. Eles são empregados como soluções para despertar o desejo de consumo.

Eles permitem a aplicação de uma grande variedade de recursos gráficos e de comunicação visual. Assim, podem se adequar aos objetivos de comunicação e identidade visual da marca com grande facilidade.

Os rótulos podem ser desenvolvidos também com cortes e formas diferenciados. Assim, eles agregam mais informação e refinamento ao design da embalagem do produto.

Atributos do uso da etiqueta

As etiquetas são recursos mais simples. Ainda assim, elas podem atender a diversas funções, fixas ou temporárias, na embalagem dos produtos.

Quando utilizadas em detrimento aos rótulos, elas aceitam menor diversidade de aplicação de acabamentos e são mais utilizadas apenas para transmitir as informações requeridas pelos órgãos competentes e identificar a marca.

Além disso, podem ser empregadas complementarmente aos rótulos. Neste contexto, as etiquetas podem transmitir informações promocionais, códigos de barra, códigos QR, informações adicionais sobre composição e validade, etc.

Elas também são muito úteis para controle interno. É possível utilizar as etiquetas para identificação de números de registro e de processos do ciclo de vida do produto e de sua embalagem. Deste modo, é importante sempre escolher etiquetas com propriedades adesivas adequadas para o tipo de uso aos quais se destinam.

Aqui você pôde notar que a principal diferença entre os rótulos e as etiquetas é que os rótulos são soluções mais sofisticadas, enquanto as etiquetas oferecem um caráter mais funcional.

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