A importância das embalagens para a preservação dos alimentos



A qualidade do produto é um dos requisitos mais importantes no sucesso das vendas e que agrega valor para a marca. Porém, muitas vezes, o foco fica apenas sobre o produto em si e a embalagem, que é um dos pontos principais no momento da venda, acaba ficando em segundo plano.

Além de valorizar a imagem do produto, a embalagem também é importante para sua conservação. No caso dos alimentos, o tipo e a qualidade dos invólucros são essenciais para que se mantenham os requisitos básicos para o consumo, evitando que fatores externos, como as variações climáticas, avarias, insetos, microrganismos, entre outros, reduzam o shelf life (vida útil).

A conservação deve ser plena até a data estipulada de vencimento do produto e, para isso, a embalagem deve ser muito bem planejada de acordo com as especificações e tipos de alimentos.

As embalagens

Para uma embalagem eficaz, diversos requisitos são levados em consideração, como a forma de consumo do alimento, sua validade, como será feito o armazenamento nos comércios e residências, qual estrutura mais adequada, entre outros.

Um bom exemplo disso são os alimentos que levarão dias para serem consumidos. O pão de forma, que é consumido várias vezes durante alguns dias, deve ter uma embalagem que preveja a abertura e o fechamento constantes, com praticidade, segurança e que mantenha a qualidade do alimento. Já a embalagem de uma barrinha de cereal é planejada para ser aberta de uma vez só, o que já altera sua fabricação e estrutura.

Alimentos refrigerados

Como o shelf life dos alimentos refrigerados é maior, a embalagem precisa assegurar que o produto chegue ao cliente em condições de consumo preservadas por mais tempo.

Para isso, é preciso que seja uma embalagem de alta barreira de proteção, resistente a rupturas, com boa selagem, estruturas apropriadas às baixas temperaturas. Além disso, deve ser impermeável devido à umidade dos refrigeradores que pode desidratar o alimento, alterar seu sabor e cor devido à oxidação.

Tendências

O Stand Up Pouch é tendência de embalagem flexível para alimentos devido ao seu design atraente, funcionalidade e versatilidade. Em forma de refil ou para uso definitivo, estas embalagens vêm conquistando a indústria alimentícia por facilitar a logística e armazenagem, ocupar menos espaço nas prateleiras, serem menos custosos. Para o consumidor a maior vantagem é a redução de desperdício devido à facilidade de abertura, com possibilidade de refechamento e porções menores e individuais.

Além disso, toda a cadeia produtiva, até seu descarte, é feita de forma muito mais econômica e menos agressiva ao meio ambiente.

 

O Grupo Tiliform possui 35 anos de experiência gráfica. Seus impressos flexográficos de Embalagens Flexíveis e Rótulos possuem qualidade de impressão com certificação ISO9001. Quer conhecer mais sobre as embalagens  flexíveis do Grupo Tiliform?

Baixe aqui seu CATÁLOGO GRATUITAMENTE: 

https://conteudo.tiliform.com.br/catalogo-embalagem