Como as cores das embalagens influenciam no sucesso do produto?



As cores desempenham um papel especial em nossas vidas. A forma como distinguimos ou interpretamos as coisas é frequentemente baseada na cor. Você sabia que as cores também podem influenciar as decisões de compra dos clientes? Se a embalagem ou os rótulos do seu produto tiverem o esquema de cores correto, o consumidor pode optar por comprar seu produto em vez de outro, ou eles podem notar seu produto primeiro na prateleira. A psicologia da cor no marketing desempenha um papel importante no aumento de suas vendas. Veja como você pode escolher quais cores irão influenciar o sucesso do seu produto.

Vermelho

Esta é uma das cores mais populares que podem aumentar as vendas. Esta cor significa poder, juventude, ousadia e excitação. Ter a cor vermelha em seus rótulos ou embalagens pode rapidamente chamar a atenção do comprador. Essa cor deve ser usada para produtos que são baseados em compras por impulso, uma vez que o vermelho é conhecido por aumentar a frequência cardíaca. Isso pode incluir produtos como refrigerantes, lanches ou outros produtos alimentícios.

Amarelo

Amarelo representa sol, calor, clareza, otimismo e alegria. É uma cor excelente para usar no marketing de produtos infantis. É uma daquelas cores que atraem o olho humano rapidamente e é também uma cor estimulante.

Azul

Esta cor significa sinceridade, confiabilidade, frieza e credibilidade. Se o seu produto representa essas qualidades, então azul é a cor para seus pacotes e rótulos. Normalmente, produtos projetados para homens são melhor comercializados com a ajuda da cor azul. Misturar azul com outras cores complementares pode ter um impacto positivo em suas vendas, implicando em credibilidade junto com outras características. Tons escuros de azul geralmente são preferidos por empresas farmacêuticas e financeiras por causa dos fatores de confiança e confiabilidade que a cor representa.

Rosa

Produtos femininos na maioria das vezes têm a cor rosa usada em seus rótulos porque rosa passou a representar qualidades femininas. Vários tons de rosa podem ter diferentes significados. Um rosa claro é frequentemente associado a brincadeira e inocência, enquanto um rosa quente pode estar associado com energia vivaz.

Laranja

Laranja representa energia e é outra cor que chama a atenção rapidamente de um consumidor. Cria uma chamada para ação. A ação pode ser representada na forma de comprar o produto específico. Também é usado como uma cor de cautela ou atenção. A laranja também é uma cor muito popular para restaurantes ou para fast food, já que é conhecida por estimular o apetite e incentivar a compra por impulso.

Verde

Essa cor geralmente significa crescimento e prosperidade, mas é uma das cores mais versáteis, pois está associada a muitas outras coisas, dependendo da tonalidade. Produtos que se concentram em boa saúde, como produtos nutracêuticos, são bem comercializados com a ajuda dessa cor. Além disso, se você lida com um produto ecologicamente correto, o verde é a opção preferida para seus rótulos. O verde também é a cor do dinheiro, por isso também pode ser associado à riqueza.

Roxo

Se você tem um produto altamente sofisticado, a embalagem de cor roxa é a melhor escolha. É mais frequentemente associado à realeza e nobreza. Então, se você quiser adicionar elegância ou prestígio ao seu produto, recomenda-se o uso de roxo. É geralmente usado em produtos de beleza ou antienvelhecimento.

Usar a psicologia das cores tem sido um método testado e comprovado de sucesso na escolha de cores para uma marca, e é uma prática comum entre profissionais de marketing e design. Em resumo, a escolha de cores pode ocasionar no sucesso – ou fracasso, de seus produtos. Vale a pena estudar sobre essa prática e entender como cada cor influencia seu público-alvo e como elas podem representar seus produtos.

Leia também: Porque investir na identidade Visual dos seus produtos