Hashtags: Para que serve e como usar corretamente



A Internet é uma fonte de pesquisa e divulgação já consolidada. As redes sociais, de uma forma particular, têm proporcionado experiências únicas tanto para consumidores quanto para empresas. O uso das hashtags é um exemplo disso, se usadas corretamente elas podem abrir o campo de abrangência de uma empresa ou produto.

As hashtags são palavras que possuem o símbolo de cerquilha (o conhecido jogo da velha) e desempenham poderosa função nas redes sociais. Essas palavras servem para promover filtros específicos para pesquisas e também para agrupar inúmeros conteúdos de um mesmo tema, ligando por meio de um hiperlink.

Para que serve a hashtag, afinal?

A sua função principal é conectar conteúdos e facilitar a vida de quem deseja realizar uma pesquisa naquele campo em especial. Ajuda a identificar temas de conteúdos compartilhados de uma vez só. Inicialmente foi popularizada no Twitter, hoje é um recurso de várias redes. O seu maior uso tem sido no Twitter, onde tudo começou, e também no Instagram.

Cada palavra ou expressão junto da cerquilha se transforma em um hiperlink, ao clicar nele surge uma pesquisa automática daquelas palavras chave. É possível também pesquisar por uma tag (linguagem utilizada para marcações de palavras chave ou termos já consolidados) específica e encontrar o que deseja. Algumas são de uso comum de acordo com a rede social em questão, deve-se considerar a particularidade de cada uma.

Como usar corretamente em publicações?

Para que o uso desse recurso seja efetivado com sucesso é preciso adotar cuidados especiais, para que o resultado seja o esperado. Procure sempre empregar palavras chave ligadas ao conteúdo compartilhado. Escreva todas juntas, sem nenhum espaço entre elas. Lembre-se que letras ou sinais diferentes, como hifens e underlines ( - ou _ ) influenciam na pesquisa.

Os termos estrangeiros também são uma boa opção para abrir o campo da pesquisa a nível mundial, caso esse seja o seu desejo. Não escreva tudo junto, a exemplo de frases completas em uma única hashtag, muito menos faça separação por palavra, uma por tag. Isso dificulta o filtro dos temas. Escreva a palavra ou a expressão que se relacione com a palavra chave do conteúdo. O mesmo vale para os erros de digitação ou ortográficos. Por exemplo, usar #inspirasaoparafoto no lugar de #inspiracaoparafoto, fique atento!

Para as empresas aproveitarem ao máximo os benefícios no uso de hashtags, é preciso que tenham um perfil público corporativo. Isso ajuda na aproximação ao cliente e divulgação do seu produto ou serviço. Saiba quais são as palavras chave envolvidas no seu ramo para incorporar à cerquilha e aparecer nas pesquisas.

Além disso, você pode criar tags de seus produtos ou até promoções e incentivar o uso por parte dos clientes e consumidores. As hashtags criadas pela empresa podem gerar aproximação entre o público consumidor. Para o Twitter são duas por cada publicação e no Instagram são cerca de quatro ou mais.

Se você gostou deste contéudo, não deixe de ver estes outros temas: 

E-book gratuito: Como relacionar a sua marca com influenciadores digitais

Marketing Digital: Entenda por que ele é essencial para sua empresa

Etiqueta Digital: Cuidados para você não cometer gafes no perfil de sua marca (Facebook, Linkedin, twitter e instagram)

Cuidados com a publicidade de produtos infantis no YouTube

Como repostar conteúdos respeitando os Direitos Autorais

Unboxing Branding: uma experiência memorável para a sua marca