Imagine a situação: você está andando na rua e, de repente, uma pessoa que você nunca viu na vida se aproxima e te pede em casamento.
O que você vai pensar?
Provavelmente, que a pessoa é louca, está te confundindo com alguém ou fazendo uma pegadinha de mal gosto, não é mesmo?
É claro que para casar com alguém você precisa conhecer a pessoa, namorar, saber sobre seus hábitos, gostos, ter confiança, enfim, vocês precisam ter um relacionamento.
O mesmo acontece com os clientes. Para conquistá-los eles precisam conhecer a empresa, ter confiança, sentir que são importantes e respeitados!
Não adianta sair oferecendo seus produtos/serviços sem que ele esteja pronto para comprá-los, pois isso vai soar como um pedido de casamento feito por um estranho na rua!
Por isso, construa este relacionamento baseado na confiança, respeito e atenção. Pense que cada cliente é especial e, por isso, deve ser tratado de maneira individualizada.
Precisa melhorar o relacionamento com seus clientes? Separamos algumas dicas infalíveis:
Você conhece o perfil do seu cliente? Isso é fundamental para você saber a forma que deve tratá-lo, o que ele precisa e o momento certo para fazer uma oferta.
Fale menos da empresa e dos produtos e procure entender quais são as necessidades e demandas do cliente.
Existem várias ferramentas no mercado para esta área de atendimento, como o CRM, por exemplo.
E, é claro, seja sempre cordial e simpático. Mesmo por telefone, os clientes percebem a sua falta de atenção e isso não é nada agradável.
Quando aparecer um imprevisto, seja ágil e apresente logo a solução. Primeiramente pense no cliente, coloque um prazo para resolver o problema e ofereça soluções que realmente funcionam.
Seja claro, e não hesite em pedir desculpas, mas mantenha sempre o foco na solução do problema!
Cada feedback recebido pelo seu cliente deve ser considerado e ouvido, seja positivo ou negativo. Por isso preste muita atenção.
Eles são os melhores indicadores de qualidade e pontos de melhorias para a sua empresa.
A confiança é a base de qualquer relacionamento. Para isso, é fundamental ter uma equipe bem treinada, que possa orientar e tirar todas as dúvidas do cliente de maneira assertiva.
Estar em contato frequente no pré e pós-vendas também contribui para passar segurança e conquistar a fidelidade do cliente.
Clientes satisfeitos tendem a voltar e ainda promovem a sua marca. O reconhecimento de um trabalho bem feito através de relatos e depoimentos de clientes satisfeitos dão credibilidade ao seu negócio e influenciam a compra por outros consumidores.
E lembre-se: relacionamentos geram vendas, portanto todo esforço é válido!