4 super dicas para melhorar seu relacionamento com o cliente



Imagine a situação: você está andando na rua e, de repente, uma pessoa que você nunca viu na vida se aproxima e te pede em casamento. 

O que você vai pensar?

Provavelmente, que a pessoa é louca, está te confundindo com alguém ou fazendo uma pegadinha de mal gosto, não é mesmo?

É claro que para casar com alguém você precisa conhecer a pessoa, namorar, saber sobre seus hábitos, gostos, ter confiança, enfim, vocês precisam ter um relacionamento.

O mesmo acontece com os clientes. Para conquistá-los eles precisam conhecer a empresa, ter confiança, sentir que são importantes e respeitados!

Não adianta sair oferecendo seus produtos/serviços sem que ele esteja pronto para comprá-los, pois isso vai soar como um pedido de casamento feito por um estranho na rua!

Por isso, construa este relacionamento baseado na confiança, respeito e atenção. Pense que cada cliente é especial e, por isso, deve ser tratado de maneira individualizada.

Precisa melhorar o relacionamento com seus clientes? Separamos algumas dicas infalíveis:

 

Conheça o seu cliente

Conheça o cliente

Você conhece o perfil do seu cliente? Isso é fundamental para você saber a forma que deve tratá-lo, o que ele precisa e o momento certo para fazer uma oferta.

Fale menos da empresa e dos produtos e procure entender quais são as necessidades e demandas do cliente.

Existem várias ferramentas no mercado para esta área de atendimento, como o CRM, por exemplo.

E, é claro, seja sempre cordial e simpático. Mesmo por telefone, os clientes percebem a sua falta de atenção e isso não é nada agradável.

 

Apresente a solução rapidamente

solução rápida

Quando aparecer um imprevisto, seja ágil e apresente logo a solução. Primeiramente pense no cliente, coloque um prazo para resolver o problema e ofereça soluções que realmente funcionam. 

Seja claro, e não hesite em pedir desculpas, mas mantenha sempre o foco na solução do problema!

 

Atenção aos feedbacks

feedback

Cada feedback recebido pelo seu cliente deve ser considerado e ouvido, seja positivo ou negativo.  Por isso preste muita atenção.

Eles são os melhores indicadores de qualidade e pontos de melhorias para a sua empresa.

 

Atendimento qualificado

atendimento qualificado

A confiança é a base de qualquer relacionamento. Para isso, é fundamental ter uma equipe bem treinada, que possa orientar e tirar todas as dúvidas do cliente de maneira assertiva.

Estar em contato frequente no pré e pós-vendas também contribui para passar segurança e conquistar a fidelidade do cliente.

 

Bom relacionamento é fundamental

Clientes satisfeitos tendem a voltar e ainda promovem a sua marca. O reconhecimento de um trabalho bem feito através de relatos e depoimentos de clientes satisfeitos dão credibilidade ao seu negócio e influenciam a compra por outros consumidores.

E lembre-se: relacionamentos geram vendas, portanto todo esforço é válido!