Bobina térmica Branca X Amarela: Qual a diferença? Nós explicamos



Recentemente a  maior fornecedora de papéis térmicos do Brasil, a Oji Papéis Especiais, do grupo japonês Oji Holdings Corporation, comunicou seus clientes e convertedores que a partir de Julho/2022 irá descontinuar a linha de papéis térmicos coloridos (amarelo e azul).

Ou seja, só irá fornecer bobinas térmicas KPH 44g, 48g e 55g na cor branca.

Na prática, qual é o impacto desta mudança para os estabelecimentos que utilizam bobinas para comprovantes, recibos de pontos de venda, cupons fiscais, ingressos e controles de acesso? E para o consumidor final?

Nenhum!

 

Explicamos:

Conforme site da Oji Papeis: “Papéis térmicos são aqueles que recebem um revestimento em sua superfície que os torna sensíveis ao calor. Com isso, o sistema de impressão térmico não requer tinta na impressora, pois esta fica diretamente aplicada ao papel. A imagem (impressão) é o produto da reação entre os químicos do revestimento e o calor, normalmente desprendido das impressoras térmicas, para as quais são projetados.”

À este processo de fabricação da bobina Termoscript da marca Oji papéis, foram acrescentados os pigmentos amarelos ou azuis para diferenciar as bobinas térmicas da marca, das bobinas de fax, que eram brancas.

Nos dias atuais, com o desuso do papel de fax, não há mais necessidade de se fazer esta diferenciação por cor. A utilização destes pigmentos não interfere em nada na qualidade do produto, já que o processo continua o mesmo, e só acrescenta uma etapa desnecessária à produção.

Por isso, a Oji Papéis resolveu descontinuar estes produtos com pigmento amarelo e azul  por uma necessidade de adequação de escala na fabricação dos papéis térmicos, ganhando produtividade, mais economia,  tonando o processo mais sustentável, mantendo a qualidade do  papel e da impressão.