Os benefícios do consumo de leite e seus derivados



O leite é uma das bebidas mais populares do mundo. É base para receitas, além de ser ótimo para beber por si só. No entanto, nos últimos anos, têm-se criado polêmicas sobre ele. Hoje, vamos citar alguns benefícios do consumo de leite e seus derivados, e explicar porque os laticínios deveriam estar na sua alimentação. Confira!

Fonte de nutrientes

Para entender os benefícios do consumo, é necessário conhecer os nutrientes presentes no leite. Dentre eles, o mais popular é o cálcio. Crescemos ouvindo sobre a importância para a formação dos ossos e dentes. Apesar dessa função essencial, conforme envelhecemos, a capacidade de absorção é reduzida. No leite, esse mineral é de grande biodisponibilidade.

Isso significa que boa parte do que é ingerido, é efetivamente utilizado pelo nosso organismo. Além de que, cerca de 25% da necessidade diária pode ser suprida com um copo da bebida, sendo o combate à osteoporose e a prevenção a diversas doenças ósseas, seus principais benefícios.

As vitaminas presentes no leite também são de grande importância para o bom funcionamento do corpo. A vitamina A, por exemplo, é uma velha conhecida por melhorar a visão. Ela acaba sendo protagonista para combater a chamada cegueira noturna, ou a dificuldade de enxergar em espaços com baixíssima iluminação.

Sua riqueza em vitamina B12 também faz dele um ótimo alimento para manter a boa saúde das células vermelhas do sangue e do sistema nervoso. Tais efeitos são incríveis para a prevenção de alterações no nosso DNA, e até contra certos tipos de anemia.

Na sua composição, é possível ainda encontrar fósforo, que é um importante regulador na síntese de glicídios, componentes responsáveis por gerar energia ao corpo e formar tecidos musculares.

Leite e seus derivados engordam?

De acordo com um estudo publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition em 2016, o consumo de laticínios com baixo teor de gordura, pode até mesmo prevenir a obesidade. Isso se deve ao fato de que a alta taxa de cálcio inibe a função de uma substância chamada 25-dihidroxivitamina D, reduzindo o acúmulo de gordura no interior das células adiposas. Além de ser ótimo para controlar o peso, uma vez que provoca maior sensação de saciedade.

As proteínas do leite não são bem vistas, pois são justamente elas que provocam a intolerância. É daí que veio o mito de que leite faz mal. Na verdade, é necessário entender que tal quadro clínico se deve a uma disfunção no organismo do indivíduo, que não produz enzimas que digerem essas substâncias, mas hoje há alternativas até mesmo para essas pessoas.

As proteínas são substâncias presentes no organismo que possuem milhares de funções, sendo as mais conhecidas pela formação muscular e depósito de energia. Isso contribui para o bom metabolismo, auxiliando o corpo na força e aumento da massa muscular.

Os benefícios do consumo de leite e seus derivados são inúmeros, favorecendo indivíduos em todas as idades. A ingestão ainda na adolescência auxilia no bom desenvolvimento; e na vida adulta, à manutenção da boa saúde.

Referências:

Eisenberg, M. L. (s.d.). 11 riquezas nutricionais do leite de vaca. Fonte: Cemil: http://www.cemil.com.br/pratique-saude-artigo/3,11-riquezas-nutricionais-do-leite-de-vaca

Piracanjuba. (29 de Dezembro de 2016). As vitaminas naturais do Leite. Fonte: Piracanjuba: https://www.piracanjuba.com.br/dicas-de-nutricao/as-vitaminas-naturais-do-leite-2946

Vanderhout, S. M., Birkhen, C. S., Parkin, P. C., Chen, Y., Lebovic, G., O’Connor, D. L., & Maguire, J. L. (1 de Dezembro de 2016). Relation between milk-fat percentage, vitamin D, and BMI z score in early childhood . The American Journal of Clinical Nutrition, 104, pp. 1657–1664. doi:https://doi.org/10.3945/ajcn.116.139675


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