Como entender o perfil do consumidor pode alavancar suas vendas?



Não há dúvidas de que se o mercado ficou mais competitivo, o empresário também passou a contar com ferramentas que ajudam a manter a competitividade do negócio. Muitas delas ajudam, por exemplo, a entender o perfil do consumidor, uma das chaves para alavancar as vendas.

A mídia de massa, somada à internet, permitiu ao consumidor ter acesso a inúmeras informações sobre marca, produtos, empresas. Por isso, a imagem de um negócio é ainda mais importante, uma vez que o cliente está sempre em busca de informações antes de realizar uma compra.

No entanto, o contrário também é válido. Com a internet, você também tem acesso a um número elevado de informações sobre o consumidor. Saber utilizar essas informações é fundamental para alavancar as vendas.

Como aumentar as vendas?

Quanto mais informações você tem sobre seu cliente, mais consegue envolvê-lo. Essas informações vão de dados demográficos a de comportamento. Portanto, procure descobrir a faixa etária, onde vivem, a porcentagem de homens e mulheres, quanto costumam ganhar no trabalho, etc.

Após isso, é preciso entender como funciona a mente do público, como se comportam no dia a dia e o que fazem nas horas vagas. Esse conhecimento vai lhe permitir criar uma estratégia integrada para o negócio, que facilita a comunicação com esse cliente e a adaptação do produto ou serviço para o público-alvo.

Além de produzir o que o cliente quer, suas ações de marketing vão ao encontro do que ele procura. Você não corre o risco de falar com o público errado, pois o conhece com exatidão. Com o tempo, você passa a entender seus hábitos e consegue prever seus comportamentos.

O resultado é o aumento da satisfação e, portanto, a fidelização. Ou seja, quando ele precisar do seu produto ou serviço, ele vai procurar o seu negócio.

Como utilizar dos dados na prática?

A primeira tarefa é obter informações sobre seu público-alvo. Invista em pesquisas de mercado, que podem ser feitas on-line. Formulários de perguntas sobre os hábitos de compra facilitam a obtenção de dados, e você pode publicá-los nas redes sociais do negócio.

Pesquisas na internet também ajudam você a criar sua persona. Trata-se do perfil hipotético de um cliente seu, um personagem fictício, mas com as características do seu público. Essa persona vai facilitar a criação da comunicação com o público e a criação de novos produtos e serviços.

Outro ponto importante é o investimento em marketing digital, que fornece dados sobre seu negócio. À medida que você atua nas redes sociais, no site ou gerando conteúdo, consegue entender quais os perfis de público que estão se relacionando com a marca.

O conhecimento a respeito do cliente deve ser trabalhado de forma gradativa. Ele não envolve uma estratégia de curto prazo. Pelo contrário, deve ser integrado ao negócio como um todo. Por isso, o volume de informações obtidos aumenta com o tempo e, por isso, deve ser implantado sistematicamente.

Quando toda a empresa tem acesso ao perfil do cliente, as vendas são alavancadas naturalmente. Portanto, o conhecimento deve ser compartilhado entre todos, de gestores a colaboradores. Os funcionários precisam saber a melhor maneira de trabalhar para o cliente.

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