Conheça a origem do papel

3 de abril de 2017 - 3 minutos de leitura

O homem sempre buscou superfícies onde pudesse inscrever uma marcação, seja escrita ou desenho. Na pré-história, o desenho nas paredes das cavernas, as chamadas pinturas rupestres, eram a forma dos humanos ancestrais se comunicarem de forma escrita, deixando uma marca sobre determinado assunto, como representações de guerras ou simplesmente como remover a pele um animal para o consumo.

Os sumérios criaram a escrita cuneiforme, que era basicamente transcrever sobre uma placa de argila, tendo assim uma representação escrita de algum acontecimento, de um código de leis, de uma história, etc.

Mas foi no Egito, por volta de 3000 a.C., que o papiro começou a ser usado como superfície de escrita. Chamado assim por ser feito de fibras de papiro (também chamado de junco), uma planta típica das margens do rio Nilo, o papiro era muito mais eficiente que as tábuas usadas pelos sumérios, por ser mais leve, flexível e fácil de transportar e armazenar. Segundo estudiosos da área, a vida útil de um papiro é de 3 séculos, porém, se armazenado de forma adequada, pode durar muito mais.

No ano de 105 d.C., durante a dinastia de Han, na China, Cai Lun (também chamado de Ts’ai Lun), um funcionário do império, criou uma mistura de polpas de fibras vegetais (celulose), restos de roupas e outros materiais orgânicos, que após a preparação, peneiração e secagem dava origem ao papel, de uma forma muito parecida com que conhecemos atualmente.

Lun passou a comercializar sua invenção sem revelar o processo que usava na produção, criando um monopólio chinês na produção de papel durante mais de cinco séculos. Porém, após uma investida chinesa fracassada contra uma cidade dominada pelos árabes, a tecnologia da produção de papel caiu na mão desses inimigos, fazendo com o papel chegasse à Europa, durante a ocupação dos Mouros na península ibérica.

Agora que você conhece a origem do papel, conheça os tipos de papel disponíveis na Tiliform e garanta a melhor qualidade para seu projeto gráfico.

Tags: , ,